Depilação Durante a Gravidez

Remover o pelo : Depilação Durante a Gravidez

A gravidez deve ser uma altura empolgante e alegre para todas as futuras mães. Mas pode também ser uma altura de muitas mudanças, trazendo consigo centenas de questões relativamente a saúde, segurança, e conforto para ti e para o teu bebé. Com tantos novos fatores a ter em conta, é bom saber que não precisas de comprometer a tua rotina de beleza. Apesar de haver alguns métodos que poderás ter que evitar, com um pouco de cuidado, não haverá técnica de depilação que te impeça de te sentires lisa e suave durante estes nove meses.

A Gravidez e o Crescimento dos Pelos
Durante a gravidez, o teu corpo irá atravessar muitas mudanças de forma a acomodar o teu novo bebé. Durante esta altura, é bastante comum as mulheres referirem o aparecimento de pelos mais escuros e mais espessos, assim como pelos em locais novos e inesperados[1]. Mesmo podendo ser alarmante, a primeira coisa que deves saber é que é perfeitamente normal. Estes novos pelos são causados por mudanças hormonais (em particular o estrogénio), e um aumento do fluxo sanguíneo e do metabolismo durante a gravidez[2]. A boa notícia é que haverá sempre uma opção de depilação para te deixar sempre perfeita durante esta altura. E as melhores notícias? Para muitas mulheres estas mudanças são temporárias, desaparecendo dentro dos primeiros seis meses após o parto, enquanto o corpo normaliza o equilíbrio hormonal.

Pinça
O aparecimento de pelos indesejados em volta do lábio superior, sobrancelhas, e mamilos é muito comum durante a gravidez. Para estes pelos solitários e persistentes, podes optar por um método rápido e preciso de depilação. A velha pinça é uma ótima opção, permitindo um controlo muito preciso. Este método evita também o contato com produtos e químicos que podem causar irritação em zonas particularmente sensíveis, como os mamilos[3].

Lâmina
Ficar hidratada e evitar calor excessivo estão associados a uma gravidez saudável[4].
Durante os meses quentes de verão, porque não manteres-te fresca ao mostrar um suave par de pernas? A depilação com lâmina é um método por que podes optar para te manteres fresca e sem pelos. Contudo, muitas mulheres referem que os pelos corporais crescem muito mais depressa durante a gravidez[5], o que significa que podes ter que repetir a rotina de depilação com lâmina muito mais vezes, o que pode ser inconveniente. Para além disso, não é invulgar ocorrerem dificuldades ocasionais com o equilíbrio, por isso toma precauções adicionais ao fazeres a depilação no duche.

Cera
A cera é uma boa opção se procuras uma solução mais prolongada - afinal de contas, já tens mais com que te preocupar entre ir a chás de bebé e a escolher nomes! Ideal para as pernas, axilas, e linhas de bikini, a depilação com cera pode ser feita no conforto da tua casa, sem teres que te preocupar que os pelos voltem a crescer durante até quatro semanas[6]. Uma das desvantagens da cera é que pode causar algumas nódoas negras em mulheres grávidas, contudo é essencialmente seguro usá-la[7]. E se estás com a pele sensível durante esta altura, podes querer optar por uma cera especial para peles sensíveis. A gama Veet para peles sensíveis contém ingredientes nutritivos como o óleo de amêndoa e Vitamina E, concebidos para aliviar qualquer irritação.

Cremes Depilatórios
Os cremes depilatórios são outra ótima opção para as pernas, axilas, e linhas de bikini, perfeitos se procuras evitar o fator da dor da cera e resultados mais duradouros do que com a lâmina[8]. Mais uma vez, se estiveres preocupada com irritação, podes experimentar um creme específico para peles sensíveis. E se não te estiveres a sentir no teu melhor, o Spray Depilatório Veet é perfeito para uma solução rápida no duche, sem teres que alcançar aqueles locais mais complicados para retirar o creme. Basta passares por água para eliminares a espuma, e revelares a tua pele acabada de suavizar!

Depilação a Laser
Apesar de ter havido muito progresso no campo da depilação permanente, muitos médicos não recomendam este método para mulheres grávidas, devido à falta de conhecimento na área. Assim sendo, é melhor evitar este método até ao final da gravidez. Apesar de não gostares de encontrar pelos indesejados, a boa notícia é que provavelmente sejam temporários, por isso não precisas de te preocupar em removê-los permanentemente.

Não existe uma norma definida em relação a qualquer aspeto da gravidez, mas é seguro afirmar que a maioria das mulheres irão continuar a desejar ter uma boa aparência e a sentirem-se no seu melhor durante estes meses felizes. Lembra-te que todas estas mudanças são comuns, e existem muitas opções que podes experimentar. Por fim, deves lembrar-te sempre de falar com o teu médico sempre que tiveres alguma preocupação em particular sobre as alterações do teu corpo durante a gravidez.