Remover o pelo : Remover Pelos Mais Espessos

Muitas mulheres dariam tudo para terem uma cabeleira volumosa na cabeça. Mas no que toca a pelos corporais, a história pode ser completamente diferente. Aqui mostramos porque somos todos diferentes no que toca a pelos corporais, e alguma solução de depilação que pode chegar à raiz do problema.

Uma Preocupação Cosmética Comum
A primeira coisa que deves saber é que o aparecimento de pelos corporais mais espessos e mais escuros é comum, mesmo nas mulheres. Como com outros traços físicos, a hereditariedade e a etnia podem ter a sua influência na espessura e na cor dos pelos corporais[1]. Para além disto, a natureza dos nossos pelos corporais pode ser afetada por níveis hormonais que levam a diferenças entre homens e mulheres, e de um individuo para outro[2].

Uma Solução a Curto Prazo
Se estiveres desconfortável com o aparecimento de pelos corporais mais espessos, até soluções rápidas como lâminas e cremes depilatórios podem ser eficazes para resultados a curto prazo. Ambos estes métodos podem ser integrados facilmente na tua rotina diária, até durante o duche. Contudo, devido à natureza dos pelos mais espessos, os cremes depilatórios podem ser uma solução ideal. Pois cortes com a lâmina no meio dos pelos espessos, pode fazer com que o seu crescimento tenha um aspeto mais áspero e quebradiço. Os cremes depilatórios, por outro lado, dissolvem o pelo abaixo da superfície da pele, dando uma ponta mais suave até aos pelos mais espessos, tornando o seu crescimento menos visível durante mais tempo[3].

Chegar à Raiz
Estar preocupada com a depilação de dois em dois dias pode não ser ideal para toda a gente. Neste caso, podes querer virar-te para a cera, que é tão eficaz em pelos espessos como em pelos mais finos, e dá resultados até quatro semanas. Contudo, como os pelos espessos estão mais enraizados na pele, este pode ser um método mais doloroso, se não for feito corretamente[4]. 
A boa notícia é que existem vários passos que podes seguir para tornar a depilação com cera o menos dolorosa possível. Escolher uma cera quente, como Veet SpaWax, é uma boa maneira de começar. As ceras quentes abrem um pouco os poros da pele, tornando a depilação menos dolorosa do que com métodos frios[5]. Esfoliar e espalhar pó de talco previamente ajuda a garantir que a cera agarra firmemente cada pelo, evitando pele morta no processo. É também muito importante agarrar a pele enquanto puxas a cera, certificando-te que a arrancas na direção contrária à do crescimento do pelo.


Tratar de pelos indesejados é parte da rotina de beleza de muitas pessoas. Mas no que toca à remoção de pelos mais espessos, esta pode ser uma tarefa mais difícil e embaraçosa. Felizmente, existem diversas soluções para esta preocupação estética comum.