Remover o pelo : Pelos Encravados - Como os Evitar?

Pelos encravados (ou pseudofolliculitis barbae para ser mais específico) são infelizmente uma consequência comum em todos os métodos de depilação não-permanente. Estes ocorrem quando o folículo do pelo fica bloqueado por células de pele morta, e como consequência o pelo começa a crescer para o lado, por debaixo da pele. Isto é particularmente comum se os pelos forem encaracolados, grossos, ou se tiver sido cortados recentemente. Por vezes estes pelos nem sequer conseguem sair da pele, até encaracolarem e voltarem a entrar nela.

Irás reparar quando tiveres um destes pelos encravados, pois estes irão fazer com que apareça uma pequena borbulha no local, que pode fazer bastante comichão - e consegues mesmo ver o pelo a crescer por debaixo da pele.

Apesar de precisares de ter muita sorte para nunca vires a sofrer de pelos encravados, existem vários passos para os evitar e minimizar a seu aparecimento.


Esfoliação
A esfoliação é a tua primeira, e mais eficaz defesa contra pelos encravados. Isto porque ao esfoliares a tua pele irás eliminar a pele morta e óleos acumulados que podem entupir os teus folículos e levar os pelos a crescer para dentro.

A melhor altura para o fazer é no banho ou no duche. Antes de entrares, começa por esfregares a pele com uma esponja seca ou uma esponja esfoliante, pois irão soltar a pele seca. Em seguida molha o teu corpo todo da cabeça aos pés, e usando a esponja, começar a fazer movimentos circulares na tua pele. Começa pelos pés e vai subindo ao longo do corpo, tendo cuidado especial em certas zonas, como a zona do bikini, pois a pele pode ser muito sensível. Isto não deverá levar muito tempo, mas esta rotina simples pode fazer uma grande diferença para evitar pelos encravados.

Escolher o Método de Depilação Certo

Alguns métodos de depilação têm maior probabilidade de causar pelos encravados do que outros, por isso é importante que te certifiques que estás a usar o mais adequado a ti.

  • A depilação com lâmina pode ser rápida, mas o corte a direito dos pelos fará com que seja muito mais provável que se entranhem na pele e que cresçam para dentro;
  • Os cremes depilatórios têm um risco semelhante às lâminas pois são também uma forma de depilação. Contudo, por os pelos serem dissolvidos, em vez de cortados, o risco de ter pelos encravados é muito menor do que com lâmina;
  • A cera é a melhor opção para evitar pelos encravados, pois remove-os completamente pela raiz. Como vão depois crescer desde a raiz, é importante que te esfolies para manteres os folículos limpos, de forma a garantir que os pelos não crescem de volta para dentro da pele. A cera quente é a solução ideal, porque para além do que foi referido acima, o calor leva os poros a abrir, para que o pelo seja removido perfeitamente.


Qualquer que seja o método escolhido é importante que o aperfeições, pois por vezes é o método incorreto que leva à ocorrência de pelos encravados. Por isso, lê sempre as instruções, e lembra-te que a prática leva à perfeição!