Remover o pelo : Depilação para Desporto

Com todo o treino intensivo, táticas e concentração envolvida, quem iria imaginar que algo tão simples como pelos corporais poderia ter um impacto tão grande no desempenho desportivo? Se vires uma corrida profissional de atletismo, ciclismo ou de natação, irás reparar que a maioria - se não todos - dos competidores, tanto homens como mulheres, depilaram o corpo inteiro.

Existem diversas razões para o fazer, e não é somente o aspeto que apresentam na competição!

Conforto
Esta é uma das razões mais comuns para a depilação no desporto. A roupa de desempenho para corredores, ciclistas, ou outros atletas são normalmente feitas com materiais que aderem ao corpo. Ter uma camada extra entre a pele e o material pode dar espaço para que a roupa se mexa e friccione, causando desconforto, irritação e até bolhas!

Ajuda com as Lesões
Muitas pessoas relacionadas com o desporto insistem que remover os pelos corporais ajuda com as lesões. Para aqueles que estão em risco de sofrer irritações, como os ciclistas, não ter pelos ajuda a cicatrização e mantem a ferida muito mais limpa. Para lesões e problemas mais profundos, não ter pelos ajuda com as massagens, pois permite uma superfície muito mais suave e previne que os óleos fiquem agarrados nos pelos.

Aerodinâmica
Para a maioria dos atletas amadores, os milésimos de segundo que podem literalmente ser cortados dos seus tempos, não serão assim tão importantes. Contudo, aqueles que levam o desporto a sério, conseguem levar os tempos até ao seu melhor, ao remover a resistência que os pelos fazem. Isto é particularmente eficaz para nadadores, que normalmente optam por remover todos os pelos que não estão tapados pelo fato de banho.

Métodos de Depilação
Encontrar o método de depilação certo como desportista pode ser difícil. Como é algo que provavelmente terás que fazer todos os dias, a lâmina pode parecer a melhor opção. Contudo, a lâmina tem outros problemas. A depilação repetida com lâmina pode fazer com que a pele fique irritada e inflamada, e pode causar pelos encravados, que por sua vez podem tornar o uso de roupas de desporto muito desconfortável, e até mesmo doloroso.

Para atletas, a melhor opção pode ser um creme depilatório. Estes cremes desfazem as proteínas do pelo, para o dissolver um pouco abaixo da superfície da pele, o que significa que quando o creme é retirado, os pelos vêm com ele. Este método deixa a pele suave até quatro dias, com os pelos a crescerem mais suaves.

Por isso experimenta e vai para pista preparado para teres um desempenho ao nível do teu método de depilação!